quarta-feira, 1 de junho de 2011

Solte seus cachos!

formas-de-hidratar-os-cachos.jpgSe você está prestes a entrar na onda das escovas definitivas, mas ainda tem dúvida se o alisamento é a melhor alternativa, atenção: cabelos cacheados estão com tudo, principalmente quando bem tratados. Para quem quer ostentar cachinhos lindos e soltos, seja seu cabelo ondulado ou não, selecionamos dicas e tratamentos.


Do liso para o ondulado

Antes de qualquer coisa, um diagnóstico preciso do cabelo é fundamental. Quem tem os fios lisos e deseja esse visual encaracolado por mais tempo deve optar pela ondulação de longa duração, uma versão aperfeiçoada do antigo permanente, além de utilizar mousse para obter cachos mais definidos.

Ativando os cachos

Quem tem o cabelo mais ondulado deve usar mousse ou ativador de cachos, mantendo-os definidos e controlados. Já as pessoas com fios muito crespos e volumosos podem optar por um permanente afro, a fim de controlar o volume e definir os cachos. Agora, se você fez uma escova definitiva, desista. É complicado realizar algum processo químico em quem já tem cabelo alisado quimicamente. A pessoa até pode fazer esse look para uma festa ou um evento, com babyliss, mas o visual vai durar apenas um ou dois dias.

Cor e corte

Quanto à coloração, usar tons de marrom frios. O marrom bege é uma ótima pedida e pode ser feito depois do permanente afro e da ondulação de longa duração, sem problemas.

Importante lembrar que o corte auxilia muito neste visual, um cabelo reto e pesado desfavorece a formação de cachos. Assim, o ideal é fazer um corte com distribuição de volumes. Uma dica importante é tomar cuidado para não repicar demais e perder a forma do cacho e o volume. A navalha não é bem-vinda nesse tipo de corte, o melhor é o uso da tesoura fio de navalha.

Volume e hidratação

Se o cabelo for muito rebelde, o mais indicado é fazer um amaciamento leve na raiz somente para reduzir um pouco o volume. Quem tem um cabelo bem cacheado e volumoso precisa lançar mão de bastante hidratação, além de reconstrução e cauterização. Afinal, a oleosidade natural do fio crespo tem mais dificuldade de chegar da raiz até as pontas. Assim os cachos estarão mais soltos e com a definição perfeita.

Xampu e condicionador

Como esse tipo de cabelo tende a ser ressecado ou opaco, o xampu do dia a dia precisa ter hidratante e óleo na composição. É importante usar um produto sem sal, de pH 4 ou 5, para manter as escamas sempre fechadas. Não esquecer nunca do condicionador e, para dar a forma desejada, usar o difusor. O ideal é secar mais a raiz e deixar as pontas semiúmidas. No final, mousse para tirar os efeitos de fios elétricos, apenas nas pontas. Evitar as pomadas porque elas bloqueiam a penetração de água.

Dicas de cuidados
  • Outro ponto importante: depois desses tratamentos alisantes, é prudente evitar clareamentos e luzes, que comprometem a ondulação. Não se deve fazer relaxamento à base de hidróxido de sódio e guanidina. Para que tem cabelo muito fino, tomar cuidado com o uso do leave-in, que deixa o aspecto pesado e oleoso. A hidratação semanal com linha específica para cabelos quimicamente tratados também deve ser prioritária.
  • Se você tem um compromisso à noite, lave os fios pela manhã com xampu e condicionador. Hidrate por 10 minutos na touca térmica ou 15 minutos na touca plástica. Enxague. Depois, penteie os fios com um pente de dentes largos, aplique o creme de pentear da sua preferência, amasse os cachos e deixe secar naturalmente. Antes de sair, solte os fios amassando-os novamente com as mãos.

  • Alongando as madeixas: Atualmente, existem técnicas muito naturais de alongamento. Ele recomenda a que utiliza cola de queratina, com cabelos naturais. O investimento vai de R$ 2 mil a R$ 4,5 mil. Quem opta por essa alternativa deve ter cuidados redobrados. Os fios são mais sensíveis, é preciso atenção ao lavar, secar, pentear e tratar. É possível fazer chapinha e escova sem problema algum, mas há que se tomar cuidado na hora de enxaguar o cabelo para não deixar resíduos. Toda atenção na hora de desembaraçar e secar bem a raiz para não deixá-la molhada.

  • Para arrasar, após o xampu, retire o excesso da água com uma toalha e aplique o leave-in mecha por mecha, evitando passá-lo na raiz. Amasse com uma toalha de baixo para cima. Querendo mais brilho, conclua com silicone ou óleo apenas nas pontas.
  • Para um penteado modelado, vale recorrer ao babyliss, sem deixar de lado, claro, o ativador de cachos. Quem já possui volume natural e está satisfeita com o formato do penteado não precisa fazer mais nada, pois o frizz será evitado com o uso do ativador. Quem deseja o visual mais estruturado e duradouro, deve usar bons fixadores em spray.

  • Para quem se incomoda em sair de casa com os cabelos úmidos, a dica é usar o difusor. Mas antes passe um modelador de cachos à base de cerâmica, que não agride os fios nem deixa o calor sensibilizar e queimar as mechas. Mousse seguido de leave-in ajuda a produzir cachos suaves e naturais. Coloque os cabelos para baixo e deixe que o difusor seque naturalmente os fios.
Dicas valiosas

  • Dê preferência a presilhas envoltas em tecido, que não repuxam nem arrebentam os fios. Cabelos crespos se partem com maior facilidade por terem menos elasticidade.

  •  Evite lavar a cabeça à noite. Mesmo se você for usar secador com difusor, as raízes nem sempre secam, ficando fragilizadas. Além disso, o travesseiro mantém uma temperatura ideal para a proliferação de fungos no couro cabeludo úmido.
  •  Pentes e escovas devem ser lavados pelo menos uma vez por mês. Deixe-os por quinze minutos em uma solução de água e xampu para eliminar a oleosidade. Depois enxague bem e deixe secar.
  •  Evite o uso excessivo de secador e outros aparelhos que utilizam altas temperaturas. Secador somente com, no mínimo, 15 cm de distância.
  • O permanente-afro é um tratamento que danifica muito os cabelos, pois os submetem a dois processos químicos de uma só vez: primeiro, um alisamento, depois uma permanente com auxílio de bigoudins. Além disso, deve ser feito de três em três meses e exige um alto custo de manutenção devido ao número de produtos utilizados.

0 comentários: