Quem não gostaria de se ver livre da obrigação da depilação mensal? Ou que homem não daria tudo para se livrar da irritação que ocorre após o barbear? Felizmente, a tecnologia tem acompanhado essa tendência e, hoje, as dolorosas sessões de depilação com cera e a velha lâmina de barbear podem ser substituídas pela depilação a laser.
Mas antes de se decidir pelo método, é importante conhecer alguns mitos e verdades muito comuns, e tomar algumas precauções para evitar desastres.
Qual profissional pode fazer o laser?
A depilação a laser deve ser sempre realizada por profissional capacitado, preferencialmente por um médico ou por um profissional sob supervisão direta do médico. Fuja de clínicas que não oferece um médico para realizar o procedimento ou que pelo menos acompanhe diretamente o seu caso. O laser é um tratamento que bem feito trás excelentes resultados, mas realizado por pessoas não especializadas pode levar a problemas para sua pele. Afinal, cuide do seu bem mais precioso, você mesmo.
A depilação a laser é definitiva?
Depilação com os LASERs é definitiva para a maioria dos pêlos tratados, mas o termo Depilação Definitiva não é apropriado, porque pressupõe que uma vez tratado nunca mais existirá qualquer pêlo. Isto é um Mito , erroneamente criado , porque nenhum equipamento de LASER ou LUZ PULSADA hoje disponível no mundo, é capaz de realizar uma depilação definitiva, de todos os pêlos, mas muitos equipamentos conseguem uma depilação definitiva da maioria dos pêlos e com a manutenção , se pode chegar muito próximo do ideal da Depilação Definitiva.
Podemos esperar com os tratamentos de Depilação com os LASERs, além de uma diminuição definitiva dos pêlos, mudanças favoráveis de suas características, com a pilosidade se tornando mais finas e mais claras e com menor índice de complicações como infecções e irritação da pele.
Com o tratamento de manutenção, uma situação muito próxima da Depilação Definitiva pode ser obtida. Mas a idéia de que com uma única aplicação de LASER um homem com barba cerrada nunca mais vai precisar fazer a barba, ou que uma mulher com grande quantidade de pêlos nas pernas nunca mais precisará eliminar os pêlos é absolutamente fantasiosa. Entretanto os efeitos do tratamento são muito eficientes , a curto , médio e longo prazo, e a associação de séries de sessões com tratamentos de manutenção traz resultados que não pode ser obtido por nenhum dos métodos antigos de depilação e são responsáveis pela verdadeira explosão da técnica em todo o mundo.
Quanto tempo dura uma sessão?
A duração de uma sessão depende da região que você quer depilar. Um buço pode demorar 10 min. Para a perna inteira ser bem feita leva em torno de 2 horas. Por isso, fique atenta a clínicas que oferecem baixo preço e sessões rápidas com pouco resultado. Valorize sua pele e seu dinheiro.
Quantas sessões são necessárias?
A quantidade varia de acordo com a cor da pele e do pelo. Normalmente é necessário o mínimo de 5 sessões.
Qual é o intervalo entre as sessões?
As sessões de ser realizadas com intervalo de 1 a 2 meses. Isto porque se deve esperar o pelo crescer.
O tratamento é doloroso?
A dor tende a ser de característica muito individual. Algumas pessoas dizem não suportar sessões de depilação a laser, enquanto outras passam por elas sem grande trauma. Outra coisa: a mesma pessoa pode ter percepções diferentes de dor em diferentes áreas do corpo.
Como fica a pele depois da sessão?
A pele tratada pode ficar vermelha e sensível logo após a sessão. Portanto é importante saber que se você utilizar o horário de almoço para depilar a área do lábio superior, talvez volte ao trabalho com um sinal evidente de que fez algum tratamento na região.
Para aliviar este sintoma, é importante utilizar apenas o que for recomendado pelo médico que está acompanhando o tratamento e ter paciência, que sua pele voltará ao normal. Em alguns casos, pode haver até a formação de crostinhas nas áreas atingidas pelo laser.
Vale ressaltar também que os pelos não desaparecem logo que são tratados, ocorrendo a queda nos dias subsequentes à sessão de laser.
Para que não ocorram queimaduras, até mesmo com formação de bolhas, é importante que todo o procedimento seja feito por profissionais especializados que fazer uso de técnica adequada ao tipo de pele do paciente.
Algumas dicas:
Pedir sempre indicação a alguém que já fez a depilação a laser, por exemplo, é uma forma um pouco mais segura de escolher a clínica ou o profissional que irá tratá-lo.
Conversar com o profissional escolhido para saber sua formação na área e a experiência com o equipamento que está utilizando.
Fazer todas as perguntas que considerar necessárias sobre a técnica e os efeitos colaterais, para que você se submeta ao procedimento de forma tranquila.
Lembre-se que proteção ocular deve ser usada durante o tratamento (não tente “espiar” o profissional em ação, porque a luz é realmente muito forte).
Evite a exposição solar antes e, pelo menos, uma semana após as sessões. O ideal é caprichar na proteção solar durante todo o tratamento (aliás, mesmo quando não estiver em tratamento... mas essa já é uma outra história).